Ao voltar para casa, alguns cuidados são importantes para evitar doenças e acidentes com animais peçonhentos:
1 - Verifique a presença de animais peçonhentos
- Entre em casa com cuidado. Animais peçonhentos, como serpentes, aranhas ou escorpiões podem estar escondidos;
- Bata os colchões e sacuda lençois, roupas, calçados e toalhas (com cuidado) antes de usá-los;
- NUNCA toque neles, mesmo que pareçam estar mortos!
- NUNCA coloque a mão em buracos ou frestas. Use um cabo de vassoura ou similar;
- Se encontrar algum desses animais, afaste-se lentamente (sem assustá-lo) e chame o controle de zoonoses ou Corpo de Bombeiros.
- Solicite atendimento médico o mais rápido possível (UPA - HCTCO);
- Espere o atendimento em repouso;
- Procure ficar calmo, deitado e com o membro picado mais alto que o resto do corpo.
- Antes de começar a limpeza, coloque calça comprida, botas e luvas! Se não tiver botas e luvas, coloque em cada mão e em cada pé dois sacos plásticos amarrados para tentar evitar o contato da pele com a água contaminada;
- Será necessário retirar a lama e lavar o chão, paredes e objetos. Depois desinfectar usando uma solução de 1 litro de água sanitária para cada 4 litros de água. Umedeça os panos e limpe cada ambiente.
- Feche o registro da água e esvazie a caixa, abrindo as torneiras e dando descargas - você pode aproveitar essa água para regar plantas, lavar ambientes sujos, por exemplo.
- Quando a caixa estiver quase vazia, feche a saída e utiize a água que restou para a limpeza da caixa e para que a sujeira não desça pelos canos;
- Esfregue as paredes e o fundo da caixa utilizando panos e escova macia ou esponja. NUNCA use sabão, detergente ou outros produtos;
- Retire a água suja que restou da limpeza, usando baldes e panos deixando a caixa totalmente limpa;
- Deixe entrar água na caixa até encher e acrscente 1 litro de hipoclorito de água (2,5%) para cada 1.000 litros de água. Na falta de hipoclorito de sódio, poderá ser utilizada água sanitária que contenha apenas hipoclorito de sódio (NaCl) e água (H2O).
- Aguarde por duas (02) horas para desinfecção do reservatório (caixa);
- Esvazie a caixa d'água novamente para que a água com hipoclorito limpe e desinfete tubulações. Essa água não deve ser consumida para beber e preparar alimentos.
- Tampe a caixa d'água para que não entrem pequenos animais, ratos ou insetos;
- Anote a data da limpeza do lado de fora da caixa;
- Realize este processo de limpeza a cada seis (06) meses;
- Abra o registro de entrada de água para encher a caixa novamente.
- Sempre filtre e ferva a água antes de beber. Caso não possa fervê-la, trate a água para consumo com hipoclorito de sódio (2,5%). Para cada litro de água que for beber, adicionar duas (02) gotas de hipoclorito de sódio e deixar repousar por 30 minutos. É importante respeitar esse tempo de repouso para eliminar bactérias.
- Se você ficar doente, procure uma unidade de saúde mais próxima e lembre-se de contar para o médico ou enfermeiro o seu contato com água de enchente. NÃO SE AUTOMEDIQUE!
- Principais consequências à saúde decorrentes das enchentes: ferimentos, traumas, transtornos mentais e ocorrência de diversas doenças como as infecciosas respiratórias, leptospirose, hepatite A, diarréias, dengue, tétano acidental, febre tifóide, cólera e acidentes com animais peçonhentos.
Disponível em: www.saude.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário